Sorrir Muda Tudo

Por paulohenrique

Hoje tivemos o início do dia muito divertido. Ao término do banho, e nos preparativos do café da manhã, depois de nossos controles serem feitos (os controles aqui são fazer as medições de glicemia, pulso, saturação, temperatura e tal), veio a auxiliar que nos faz sorrir com uma doce e agradável piada.

Era de um rapaz que, diante do médico, queixa-se que sua esposa está com problema de audição. O médico, então, lhe sugere que faça um teste, antes de trazer a esposa até ele. Seria algo simples em estar a uma certa distância e dizer algo para ver se a esposa escutaria, caso não, vai se aproximando até ver a gravidade de sua surdez. O marido, então, no dia seguinte, a cerca de 15 metros de sua amada, lhe pergunta: “Amor, o almoço está pronto?” Naquele instante nenhuma reação da mulher. Sendo assim, se aproxima da mulher ficando a uns 10 metros e lhe profere a mesma pergunta. Nenhuma atividade houve, fazendo com que ele desse mais alguns passos, chegando a 5 metros. Novamente ele a questiona e nada de ela responder. Assim, ele se aproxima bem perto dela e faz sua pergunta, quando, de repente, ela lhe responde: “Sim, e é a quarta vez que respondo”.

Engraçada ou não, tive uma crise de riso confortante, daquelas que desviam seus pensamentos de coisas ruins que podem desanimá-lo. Aliás, sorrir muda tudo. Além do mais, essa piada nos traz algo a refletir. Muitas vezes, agimos tentando ajudar o próximo, acreditando que ele esteja passando por algum problema, quando, de repente, este problema está em nós.

Muitas vezes, eu mesmo, fazendo as coisas de maneira impensável quando, de repente, a Eliana que está há anos comigo, me revela que eu estava entrando em uma areia movediça. É muitas vezes difícil assumir nossos erros, mas, como ela está sempre ao meu lado, e nos conhecemos praticamente desde crianças, o que vier dela são palavras de uma pessoa mestre em seu observar e, acima de tudo, em sua maneira de amar.

Mas, como eu havia dito logo acima, nosso dia começou assim, muito alegre e divertido. São muito bons dias assim, que nos animam, e não vemos a hora de começar a produzir, criar, escrever e pintar. Esses momentos devem ser saboreados com sorriso e a fé de que tudo dará muito certo. Aliás, já deu certo, o que devemos agora, é colher os lindos e saborosos frutos de tudo aquilo que plantamos.

Estou passando por um momento muito bom, agradável a ponto de acreditar fielmente que este ano será de muitas conquistas e vitórias. Eu quero que tudo seja assim, quero vencer e erguer minha mente, olhando para todos, como se fossem meus parentes. Ontem mesmo, conheci um senhor, que veio de Minas Gerais, e surpreso, vendo o que faço, vem com o seu sotaque mineiro e diz que não sabe fazer nada do que sei, mas que sabe muito bem criar porco e galinha. Sabendo disso, lhe abri um sorriso e lhe sugeri, então, que eu lhe ensinasse a mexer com o computador e que ele me ensinasse a criar porco e galinha. Foi um envolvimento encantador, quando eu segurava suas mãos calejadas de trabalho, e ver a simplicidade em seu rosto.

Fico imensamente grato por ter estas boas oportunidades de ao menos poder me aproximar de pessoas simples, de irmãos que com sua curiosidade se encantam com tudo ao seu redor, e assim, fazem parte de mim, sendo também alguém que ilumina o meu caminho.

Tenho certeza de que muito em breve novas portas se abrirão, não somente à minha frente, mas também para todos aqueles que jamais se permitem cair. Claro que isso é uma tarefa árdua, difícil e que muitas vezes nos faz dar passos para trás. Porém, se dermos chance ao medo, ficamos estáticos, e o tempo nos faz ver as perdas, perdas de cada segundo valiosos, sejam eles bons ou ruins, pois em tudo há um aprendizado a se obter, para o nosso crescimento e vitória.