Um Natal Chuvoso mas Repleto de Alegria

Por paulohenrique

No momento, o dia está nublado e paira sobre todos nós um sentimento de cansaço e muito desânimo. Hoje é uma segunda-feira que nos obriga a estarmos atentos às nossas responsabilidades. Muitas vezes, não nos sentimos prontos para a batalha, acordamos em uma luta entre a coragem e a preguiça e dando o nosso esforço extremo para levantarmos da cama. Nos erguemos atordoados, nocauteados por essa força que nos abraça e que a todo custo quer nos impedir de seguirmos a vida.

Estamos às vésperas de uma data que por tradição comemoramos uma vez ao ano. Uma data que expressa alegria para uns, mas grande tristeza para outros. O sentimento de solidão torna-se quase que um companheiro que, em nossas caminhadas, envolve seu braço ao nosso na tentativa de sempre parar nossos passos. Mas, para aqueles que sentem grande alegria, tudo tem cor e luz, uma música permanente ao ouvido, e a vontade abraçar a todos.

Não é fácil viver nesse mundo, se jamais nos permitirmos soltar as amarras da mágoa, pois esta nos traz derrota. Não é fácil levar essa vida adiante se permitirmos sentimentos ruins entrarem em nossos corações. Não é fácil olhar a luz do Sol se baixarmos nossas cabeças devido às frustrações.

Nos é permitido escolher qual caminho percorrer e a cada passo dado ao destino escolhido, devemos estar atentos a todo momento, em busca, não da perfeição, mas sim do amor e da razão.
Nesse momento, todos estão ofertando canções natalinas e um sorriso afável ao seu próximo, e isso é gostoso de se ver e sentir. Mas, erramos imensamente por sermos assim somente nestes poucos dias de fim de ano.

Passamos mais de 360 dias batalhando, lutando em uma guerra sangrenta da qual quase não saímos vivos, e quando nos aproximamos dos poucos dias que o ano termina, refletimos sobre os dias passados, em uma retrospectiva emocionante na qual devemos sempre apenas guardar tudo do bom e do melhor que conquistamos durante um ano.

Desejar um Feliz Natal não é apenas para ser dedicado uma única vez. Desejar Feliz Natal não é para que nos tornemos bons e amáveis nas comemorações festivas. Desejar Feliz Natal não é somente e simbolicamente o nascimento de Cristo Santo. Desejar Feliz Natal é entregar-se por inteiro a quem precisa e, sabendo disso, nossas necessidades duram a vida toda.

Quando garoto, eu sempre queria viver o Natal, ver o Papai Noel, e estar nas festas e comer coisas gostosas, panetones que tanto amo, e ganhar presentes. Quando tudo passava, a tristeza tomava conta de mim, pois tudo parecia mágico e alegre. Assistir na TV as programações voltadas para as festividades de fim de ano. Os filmes encantadores e desenhos animados. Para uma criança que vive o Natal tudo é encantador. Eu, mesmo em meu quarto aqui no hospital, ficava encantado quando um senhor, hoje já aposentado, pintava lindamente um Papai Noel todo alegre nos vidros das portas dos quartos. Eu ficava encantado com uma grande árvore natural no imenso corredor, cheia de bolas e enfeites, e lembro até hoje de um presente que ganhei quando criança, um elefantinho, no qual dávamos corda e ele caminhava em uma bicicleta e a bola colorida em sua tromba rodava.

Não somente eu, mas também minha irmãzinha muito amada e querida tivemos muitas perdas durante um tempo sinistro e dolorido, um de nossos irmãos querido partiu desse mundo justamente um dia após o Natal. Jamais imaginaríamos que tal perda seria extremamente dolorida e castigadora.

Lembro de outro momento, em um quarto apertado, onde havia 3 ou 4 de meus irmãos queridos, e à noite passava um filme do Quebra Nozes. Lembro da felicidade que tive em certos tempos que fazem parte de minha vida em anos passados, hoje jamais esquecidos.

É difícil desejar um Feliz Natal olhando para trás e termos o desejo de voltar, pois temos medo do futuro que é incerto. Mas, existe a esperança e essa nos foi dada com muito amor. Que este Natal seja abundante em esperança e que esta dure por toda sua vida.

Que essa esperança lhe proporcione satisfação, e que a cada instante de seu sorriso contagie todos ao seu redor, que cada coração seja aquecido e iluminado. Não permita que o rancor e o desamor ceguem seus olhos, pois quem estiver em sua frente pode ser aquele que mais precisa naquele momento, e ao abraçá-lo o calor que emana entre dois torna-se bondade para que nova esperança surja com muita alegria.

Feliz Natal